Como Cuidar do Cabelo Ondulado?

Todo mundo sabe que o cabelo ondulado requer cuidados especiais. Ou seja, que ele precisa de muito mais atenção que os fios lisos, por exemplo. Afinal, não basta apenas lavar e deixar secar, como muita gente acredita. Mas sim, são necessários diversos cuidados que potencializem as ondas, deixando o cabelo mais bonito e definido.

Pensando nisso, portanto, criamos este guia para te ajudar a cuidar dos seus fios ondulados da melhor forma possível. Acompanhe a seguir todas as informações:

 

 

Como cuidar do cabelo ondulado?

Os cuidados com os fios ondulados precisa ser bem pensado. Ou seja, não basta lavar e deixar secar naturalmente. Mas sim, precisamos cuidar desde o processo de lavagem até o de finalizar. Veja como a seguir:

A pré-lavagem

Antes de sair por aí esfregando os seus fios, é muito importante que você aprenda a pré-lavagem. Uma vez que é ela quem garantirá a saúde do comprimento do seu cabelo, evitando o ressecamento em excesso, por exemplo.

Portanto, é muito importante que você, primeiramente, molhe os seus fios e aplique uma quantidade média de condicionador do comprimento até as pontas. Feito isso, “penteie” com os dedos, suavemente, a fim de espalhar bem o produto.

A lavagem

Com o condicionador nos fios, depois de um minuto, você poderá aplicar o shampoo para, de fato, lavar os seus cabelos. Porém, nós também temos dicas importantes para esta hora. Veja:

  1. Primeiramente, lave de modo “geral” o seu cabelo, apenas para limpar a oleosidade e as impurezas em excesso.
  2. É importante que você aplique shampoo apenas na raiz, deixando que a espuma se encarregue de limpar o comprimento.
  3. Feito isso, aplique shampoo novamente, lavando a parte “de cima” da cabeça (acima das orelhas). Massageie por um minuto, até formar uma rica espuma.
  4. Em seguida, abaixe a cabeça e aplique mais shampoo da parte da orelha para baixo (como na nuca), massageando novamente por um minuto.
  5. Por fim, faça uma massagem “geral”, para garantir que todo o couro cabeludo será bem lavado.
  6. Retire a espuma, deixando que a mesma escorra no comprimento, limpando os fios.

Hidratando

Agora que você lavou o seu cabelo, é hora de investir naquelas máscaras rápidas. Uma vez que elas são responsáveis pela hidratação diária e podem ser usadas sempre que você quiser.

Portanto, retire o excesso de umidade dos fios, com uma toalha de algodão. O cabelo não pode estar pingando. Feito isso, aplique a máscara da sua escolha, mecha por mecha, envelopando. Deixe agir pelo tempo determinado na embalagem e enxágue bem.

Não deixe resíduos de hidratante, pois o fio pode apenas pesar e você ficar com o cabelo sem definição e com muita oleosidade.

 

 

Secando

Na hora de secar, depois do banho, não há maiores segredos: Apenas “aperte” a toalha (sempre de algodão), de modo que “amasse” os seus fios. Formando assim as suas ondas. Aperte por alguns minutos, até que o fio pare de pingar.

Como finalizar o cabelo ondulado?

Agora que você já sabe como lavar e hidratar o seu cabelo ondulado, é hora de aprender a finalizá-lo.

O mousse

O mousse é o primeiro passo na sua finalização. Aplique-o por toda a extensão dos fios, sempre dando uma leve amassadinha. Penteie com os dedos, para garantir que o produto chegue em todo o cabelo.

A proteção

Agora que os seus fios já estão com uma pré-definição garantida, graças ao mousse que você aplicou, é hora de utilizar um bom protetor térmico. É importante que você escolha alternativas mais leves, a fim de não danificar a definição da sua onda. Aplique em todo o cabelo.

O difusor

Com o difusor e o secador em mãos, comece a secar bem os seus fios, sempre amassando bem. É interessante investir na paciência de secar mechas pequenas, para dar um bom resultado em suas ondas. Seque até retirar 95% da umidade dos fios. O restante te ajudará na finalização final.

O creme

Agora que o seu cabelo já está quase seco, aplique uma quantidade generosa de creme para pentear em todo o comprimento. Sempre amassando. Se os fios ficarem um pouco esbranquiçados, não se preocupe! O importante é você aplicar em todo o cabelo, e depois massagear até que o excesso seja absorvido pelos fios. O resultado será apenas um: cabelos lindos, hidratados, macios e muito definidos.

Monte a sua rotina

Pouco a pouco você poderá montar a sua própria rotina de cuidados com os fios ondulados. Portanto, vá treinando a finalização e sempre experimente produtos diferenciados. Certamente você atingirá aquela definição que sempre sonhou. E depois é só nos contar a sua experiência!

Add Comment